segunda-feira, 2 de julho de 2012

Londres 2012 - 1º e 2º dias

Londres

Londres foi a minha 1ª "grande viagem", até aqui só tinha tido oportunidade de ir a localidades espanholas, nas viagens de finalistas (será que contam?LOL).
Assim, fazer check-ins, andar de avião, passear nos terminais....foi tudo novidade para mim.
Mas correu tudo bem.

Alguns poderão pensar "mas porquê Londres?", bem, Londres tem uma variedade enorme de museus, monumentos, história, etc, tudo coisas que adoro, e dai ter sido a minha primeira escolha para uma viagem lá fora.

A viagem foi planeada durante meses, por esse tempo visitei vários sites com informação de Inglaterra e da cidade de Londres, locais a visitar, o que vestir, como deslocar, etc etc.
Houve uma série de sites que me foram bastante úteis e que recomendo para quem se quer lançar na aventura de visitar esta capital. Deixo aqui alguns, aqueles nos quais mais me concentrei.
Não esquecer que o google maps foi uma grande, grande ajuda. Ao ponto de parecer que já lá tinha estado.
Uma vez que ia ficar na casa de um casal amigo, a estadia não está contemplada neste blog.

Para aléms dos sites, utilizei muito os "Guide Book", mais precisamente os da American Express (passo a publicidade, simplesmente foram aqueles que satisfizeram os requisitos que procurava).

O facto de ir ficar em Londres durante 3 dias inteiros, e tendo em conta o que queria ver, obrigou a uma grande ginástica de modo a tentar conciliar tudo.

Agrupei as atracções em 3 grupos (1 para cada dia), e tentei que fossem da seguinte forma:

2º dia
  • Kensington's Garden
  • Hard Rock Café
  • Palacio de Bukingam (Render da guarda)
  • Trafalgar Square
  • Camdem Town
  • Museu de história natural
  • Imperial War Museum
Ao chegar a Londres, estava lá o nosso amigo para nos receber. Fomos do aeroporto de Heathrow para Ealing Broadway de metro (underground ou tube para os ingleses). O que parecia um filme de terror visto de fora, afinal confirmou-se como sendo algo até mais simples do que se pensa. Ao 1º dia sozinhos, já nos orientávamos bem. As estações do metro estão muito bem sinalizadas, e está sempre uma vozinha a indicar onde estamos e para onde vamos.
E Ealing Broadway foi sempre o nosso ponto de partida. No dia em que lá chegámos ficámos pela cidade, fomo conhecer um pouco dela. Fomos a um dos jardins que a cidade tem. E acreditem, jardins é o que não falta em Londres e arredores. Enormes, grandes, pequenos, há para todos os gostos.

Walpole Park

A Inglaterra foi muito fustigada por guerras e batalhas o longo de séculos, e como tal é rica em memoriais.

2º DIA

O 2º dia de estadia foi "à séria", iriamos andar de metro londrino e aventurar no centro de Londres.
Saimos de Ealing Broadway em direcção à estação de Queensway. Esta estação fica a norte do Kensington Park, um jardim enorme, com o palácio de Kensington, memorial da Princesa Diana, a estátua do Peter Pan, muita passarada e esquilos, muitos esquilos. :)

Kensington Palace
Palácio de Kensington

Vista parcial de Kensington Garden
Vista parcial de Kensington Gardens e o seu Round Pound

Entrando de norte no jardim, seguimos a estrada que passa pela frente do palácio, até chegarmos a uma saida do jardim, mas antes da saida viramos à esquerda e espera-nos um caminho onde podemos ver esquilos por todo o lado, e com sorte, dar-lhes umas guloseimas.

Tico ou Teco???

Não nos podemos distrair muito, pois queriamos assistir ao render da guarda no Palácio de Buckingam, pelas 11.30.

Ainda no jardim, sim é enorme, e a caminho de Buckingam, deparamos com o Albert Memorial, a contemplar o Royal Albert Hall.

Albert Memorial & Royal Albert Hall

Royal Albert Hall

Albert Memorial

Continuamos a percorrer o parque, até chegarmos a Hyde Park Corner e atravessarmos para Wellington Arch.

Wellington Arch

Nesta praça podemos também vislumbrar o Royal Artillery Memorial. Neste memorial, podemos encontrar inscritos os nomes dos soldados Australianos que perderam a vida nas duas Grandes Guerras.

Royal Artillery Memorial

Passando pelo Wellington Arch, podemos descer a Constitution Hill e damos de caras com o Victoria Memorial, a rotunda em frente ao Palácio de Buckingam.

Victoria Memorial
Chegámos pelas 11.15, e já estava cheio de gente para ver o render da guarda, pelo que aconselho chegar o mais cedo possivel e apanhar uma boa posição na própria rotunda. Eu fiquei rente aos portões do palácio e vi muito pouco. Mas desse pouco que vi, gostei muito.

Buckingham Palace

Após o render da guarda, que durou cerca de 40 minutos, prosseguimos pelo "The Mall", que é a avenida mesmo em frente ao palácio, e entrámos no St. James Park. Onde fizémos o Pic-Nic. Sim, para podermos passear à vontade e sem gastar muito dinheiro, o melhor é mesmo prepara umas sandochas em casa e levar na mochila.

Tinha planeado prosseguir pela Horse Guard Road, para poder tirar fotos ao Downing Street N10, mas a estrada estava em obras e como tal, interdita ao trânsito e ao público. Assim como grande parte da avenida "The Mall". Em alterantiva atravessei a King Charles Street para chegar a Parliament Street.
Chegando a Parliament Street segui pela esquerda para chegar a Trafalgar Square.
Pelo caminho, ainda tirámos fotos com os guardas da Cavalaria  Real e numa cabine telefónica tão caracteristica. :)

Cabine telefónica caracteristica

Ainda nesta rua, podemos encontrar várias barraquinhas de souvenirs, alguns deles com preços bastante acessiveis.

Esta avenida termina na Trafalgar Square, uma praça enorme em frente à Galeria Nacional.
Trafalgar Square é uma praça no centro de Londres que celebra a Batalha de Trafalgar (1805), uma vitória da Marinha Real Britânica nas Guerras Napoleónicas (in Wikipedia).

Trafalgar Square

Galeria Nacional vista da praça

Leão de bronze
Nesta praça poderão ver todo o tipo de artistas ao vivo, pintura de chão 3D, tocadores de gaita de foles, homens-estátua, etc.

Ladeando a Galeria Nacional pela esquerda e seguindo pela rua Whitcomb até à rua Coventry, viramos à direita, andamos uns 100/150 mts e damos de caras com a M&M's Store. Merece uma visita, é uma loja enorme, com bujiganga dos M&M's até dizer chega. Bom também para souvenirs, se bem que carotes.

M&M Vermelho

Equipa M&M's
Saimos da loja e tomámos o mesmo caminho até Trafalgar Square e prosseguimos para Whiteall.

Big Ben visto de Trafalgar Square

Whiteall é a avenida que vai desde Trafalgar Square até Westminster.

A meio caminho atravessámos a avenida pela Horse Guards Avenue e fomos rente ao rio, a esta rua à beira rio dá-se o nome de Victoria Embankment.

Ao longo desta rua podemos apreciar o Cleopatra's Needle (Oblisquo de Cleopatra) ladeado por duas esfinges,

Cleopatra's Needle

Umas das esfinges que ladeia o oblisquo
Também nesta rua e em direcção a Westminster, podemos apreciar o monumento à Batalha de Inglaterra
(Battle of Britain Monument),

Battle of Britain Monument

Do outro lado podemos apreciar London Eye e o Aquário de Londres.

Vista do London Eye e o Aquario de Londres
No fim de Victoria Embankment encontra-se o majestoso Big Ben e a Abadia de Westminster.

Big Ben

Big Ben & House of Parliament

Fachada da Abadia de Westminster

O nosso dia parecia estar a acabar, mas ainda faltava passar novamente pelos Jardins de Kensington, e apreciar as suas vistas.

Chegados à entrada do parque, fomos pelo interior de Hyde Park, vislumbrando o lago "The Serpentine".

The Serpentine em Hyde Park

Atravessando Hyde Park vamos dar novamente a Kensington Gardens, e ai podemos encontrar, o memorial da Princesa Diana e a estátua do Peter Pan.

Memorial à Princesa Diana

Estátua de Peter Pan

Após estas visitas, continuamos a caminhar pelo parque até chegarmos à saida pela qual entramos logo pela manhã, de modo a entrarmos na estação de metro Queensway e regressarmos a casa.

Estava terminado o nosso 2º dia.